Como sincronizar arquivos entre diversos computadores, com o SugarSync?

No artigo dessa semana, o assunto é um programa com o objetivo de sincronização remota. Trata-se de um software, que pode ser instalado no Windows, a partir do Windows 2000, utilizado em conjunto com um serviço da Web. Estou falando do SugarSync.

Após se cadastrar no site www.sugarsync.com (por enquanto somente em inglês), o SugarSync disponibiliza um espaço em seus servidores de 2 Gb. Esse espaço pode ser aumentado, mas só se você assinar um dos planos pagos.


Com a instalação do programa (também em inglês), ele passa a ficar na área de notificação da barra de tarefas. Você poderá definir uma ou mais pastas, as quais passam a ter o seu conteúdo disponibilizado via web. Isso quer dizer que, quando estiver usando algum outro computador, poderá ter acesso a esses arquivos, bastando para isso, se logar no site do sugarsync. Só essa funcionalidade já seria legal, pois poderia ser usado como um serviço de backup on-line.


Mas o sugarsync oferece mais: a possibilidade de sincronizar os arquivos entre diferentes computadores. Ou seja, se você instalar o sugarsync em algum outro computador, e você colocar o mesmo usuário e senha nele, com isso poderá fazer com que aquela pasta que tinha no primeiro computador, tenha todo o seu conteúdo automaticamente seja baixado para esse outro computador.

Assim, quando alterar uma planilha, por exemplo, ela automaticamente será atualizada em todos os computadores onde você tiver instalado a sua conta do sugarsync.

Esse serviço tem ainda uma outras funcionalidades, como poder compartilhar uma pasta com uma outra pessoa. Isso pode ser útil para um trabalho em grupo, por exemplo. Também dá para deixar uma pasta totalmente acessível para qualquer pessoa, através de um link. Pode-se também usar como uma Galeria de Fotos, pois as fotos que são colocadas nas pastas poderão ser vistas em qualquer navegador pela internet, em formato de apresentação.


Enfim, trata-se de uma aplicação que tem grandes possibilidades de uso. Espero que os leitores aqui do dicasdesuporte possam se beneficiar dessa dica. Até a próxima.

Nenhum comentário: