Como bloquear orkut e outros sites?

Se você administra uma rede Windows, e precisa colocar um limite na navegação da equipe, então na verdade o que você precisa é de um servidor proxy. Existem muitas soluções, mas a maioria delas envolve altos custos, ou é necessário comprar equipamentos, programas caros, ou então necessita de um suporte muito especializado, pois se trata de administração de servidores, na maior parte dos casos em Sistema Operacional Linux.

Mas existe uma solução, incrivelmente simples e mesmo assim eficaz para essa tarefa. Trata-se do fácil proxy, que pode ser obtido no site do desenvolvedor http://facilproxy.890m.com/ e que é de autoria de um programador brasileiro. O software é gratuito, mas o desenvolvedor pede uma doação, a quem puder.

O fácil proxy funciona assim: você instala ele em uma das estações de sua rede, de preferência em um servidor, ou numa máquina que fique ligada o tempo todo. Isso é necessario, pois se essa maquina vier a ser desligada, o sistema deixará todas os outros computadores da rede sem acesso nenhum a Internet. Aliás não precisa nem instalar, pois o programa pede apenas que seja criado uma pasta para ele, descompacte os arquivos nesta pastas, e então você roda diretamente o excutável contido nesta pasta.

Na tela do fácil proxy, é possível colocar sites a serem bloqueados, ou palavras chaves. No caso de uma palavra chave, como por exemplo "porn", qualquer site que contenha esse termo no nome será bloqueado. Podem ser alteradas as mensagens que serão exibidas na tela do usuário quando ele tentar acessar algum dos sites contidos na sua lista.

Na pasta do programa, ele armazena dois logs por dia, no formato de texto puro, sendo um com todos os sites acessados por todas as estações, e outro somente com os sites bloqueados. O log informa o IP da máquina, a hora e a url do site visitado.

Para completar, é necessário ir em cada um dos computadores pessoalmente, e configurar o navegador para fazer a navegação pelo proxy. No Internet Explorer, por exemplo, isso se faz em Ferramentas, Opções de Internet, Conexões, Configuraões da Lan. Ali se coloca o IP do servidor onde o fácil proxy vai rodar.

Mais fácil, eu diria que é impossível. Deve ser por isso que tem "fácil" até no nome. A quem quiser testar, por favor, deixe um comentário sobre as suas impressões.

2 comentários:

Matheus disse...

Boa tarde cara tudo bom ?
Então gostei muito do seu artigo, queri le falar que eu sou o desenvolvedor do fácil proxy :D, e a versão 4.0 já esta pra sair com muito mais recursos e totalmente grátis também ! Obrigado novamente pelo artigo sobre o programa, com certeza colocarei o seu blog como divulgação no fácil proxy 4.0 ! Abraços, Matheus

Renato Verrone disse...

Boa tarde, gostaria de saber como integrar o Facil Proxy ao AD do Windows, não estou conseguindo suporte para essa informação pela internet.

Quero Muito Disseminar esse programa em meus Clientes.

No Aguardo pela Resposta.

Muito Obrigado.