Como proteger pastas com Senhas?

Todos nós, ou a maioria, pelo menos, sempre temos certos arquivos que desejamos manter no computador, e que desejamos manter a salvo de olhares de curiosos. Principalmente quando você não é a única pessoa a utilizar o computador. Eu, por exemplo, tinha alguns filmes de ação, e também algumas fotos, e precisava urgentemente proteger esses arquivos.

Eu queria que o Windows solicitasse uma senha para liberar o acesso à minha pasta protegida. Então eu andei testando dezenas de softwares para proteger pastas e arquivos. Há muitas opções, gratuitas ou pagas, mas depois de tantos testes, acabei encontrando dois que me chamaram mais a atenção, e são esses dois programas para colocar senha em pastas, que descreverei para vocês a seguir, sendo que os dois são para Windows.


A primeira opção é da própria Microsoft, e chama-se Microsoft Private Folder, mas funciona somente para o Windows XP, e além disso existe somente versão em inglês. Para baixar, é necessário que seu Windows passe pelo teste de verificação de autenticidade da Microsoft. É até interessante que a Microsoft tenha desenvolvido essa funcionalidade para o Windows, mas é uma pena que não seja tão divulgado. Eu acho que sei porque a Microsoft não divulgou muito essa aplicação, pois o Microsoft Private Folder pode ser a causa de problemas seríssimos se o usuário perder a senha, pois não haverá nenhuma solução para esse caso. Então, muita atenção, pois se não tiver cuidado com a senha, e vier a esquecê-la, pode dizer adeus aos seus arquivos, e a MS não quer ser responsabilizada por isso. Nem a equipe aqui do "dicasdesuporte", rss.

Para colocar senha nas pastas usando a solução da Microsoft, visite o site de downloads nesse link. Atenção! Ao clicar, a Microsoft primeiramente vai verificar se o seu Windows é original.

Baixe o arquivo e instale-o. Após a instalação, o sistema pedirá para ser reiniciado.

Com isso, aparecerá na Área de Trabalho, um ícone com o desenho de uma pasta com cadeado. Ao tentar abrir essa pasta pela primeira vez, será solicitado a sua senha. Lembrando mais uma vez, cuidado: não poderá se esquecer dessa senha. Após a digitação da senha, a pasta será aberta, e nela poderão ser colocados todos os seus arquivos secretos.

Na bandeja do sistema, haverá o ícone de um cadeado aberto. Clicando nesse ícone, escolhendo a opção "Lock My Private Folder", você estará fechando a pasta, e ela somente será aberta novamente por quem conhecer a senha.

Brevemente
, publicarei uma outra opção de aplicativo que tem a mesma função: proteger uma pasta com senha. É um outro aplicativo, também gratuito. Até lá.

Nenhum comentário: