Filezilla, um FTP simples e gratuito.

Uma forma de publicar dados pela rede é o FTP (File Tranfer Protocol), e para isso existem diversos softwares pagos, mas vou sugerir um ótimo software livre, que é o Filezilla. Embora o nome lembre um pouco, esse programa não tem nenhum vínculo com a fundação Mozilla, que produz o Firefox e o Thunderbird.
O Filezilla pode ser encontrado nas versões Server e Client.

O Filezilla Server pode ser utilizado facilmente para você montar um servidor FTP a partir de seu computador. Há regras de segurança que podem ser aplicadas em suas pastas, lembrando que em seguida devem ser liberadas regras de firewall em seu roteador, caso sua máquina faça parte de uma rede.

Já o Filezilla Client é melhor ainda, pois tem uma interface muito amigável, permite usar comandos de arrastar e soltar, e pode ser configurado no idioma Português do Brasil. Você pode utilizar o Filezilla Client para atualizar páginas de Internet hospedadas em um provedor que forneça esse tipo de facilidade de enviar os dados por FTP.

Para maiores informações sobre o Filezilla, a dica é visitar o site oficial do Projeto Filezilla, onde inclusive podem ser baixadas as mais novas versões dos aplicativos. O endereço é http://filezilla-project.org/

Nenhum comentário: